Gestão e coordenação cooperativa

Proposta a ser desenvolvida em dois ou mais encontros, visando a implementação do olhar e das tomadas de atitude de gestores e coordenadores educacionais, no trato com a equipe pedagógica. O trabalho, que pode ter seus temas adaptados as necessidades da instituição contratante, aborda:

- A importância do estabelecimento de limites
A pós-modernidade e a falta de referências.
Quais são os valores que você usa em teu trabalho.
Somos exemplo?
- A corajosa parceria com as famílias
A escola sem a família perde seu sentido.
A personalidade é resultante da diferentes experiências.
- O que é indisciplina?
Diferenciar limite de disciplina.
A necessidade de se valorizar as parcerias.
O professor e/ou o coordenador e/ou o diretor no pátio.
- Postura e ética profissional
- A importância das perspectivas (futuro) em detrimento das circunstâncias
Quem não tem projeto não tem razão para o dia a dia.
- Ansiedade, estresse e depressão no ambiente pedagógico
Só agride aquele que se sente inferior.
- Técnicas de empatia
- Networking e liderança
- Estudo de casos